Blog

bola

Voluntariado: muitas formas e formatos

Voluntariado: muitas formas e formatos

“Sabedoria é compreender que há outros pontos de vista” – Thomas Campbell

 

Todos podem ser voluntários. Não é preciso ser especialista, basta querer e realizar com responsabilidade. Cada um contribui na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas horas por semana. Cada um é voluntário a seu modo: alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar.

Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente. Cada compromisso assumido, no entanto, é para ser cumprido. No voluntariado se valoriza as experiências de cada um na sua mobilização de energia e trabalho para o bem comum. Alguns são capazes individualmente de identificar um problema, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo. Por vezes o desejo é estar dentro de uma instituição, em uma atividade já organizada e planejada, ou em uma ação pontual na comunidade.

No voluntariado é assim: não há fórmulas, a receita é escolher aquilo que se faz bem e realizar com alegria e qualidade. Fazer presencialmente ou sem sair de casa, ter uma frequência definida, ou apenas uma disponibilidade de acordo com algumas demandas. As formas de ação voluntária são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário: cada necessidade social é uma oportunidade de ação voluntária.

Basta olhar em volta, fazer um diagnóstico e dar o primeiro passo. Voluntariado é ação! Ação voluntária visa ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas sociais, melhorar a qualidade de vida da comunidade. Seu sentido é eminentemente positivo: ao mobilizar energias, recursos e competências em prol de ações de interesse coletivo, o voluntariado reforça a solidariedade social e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana. O trabalho voluntário é um fenômeno mundial e um componente essencial de uma sociedade cada vez mais democrática e participativa.

 

Agenda de serviços

– Palestra Voluntariado e Transformação Social –  em diversas datas, nos horários de 10h, 14h e 19h. Tel. (11) 3284-7171

– Curso Gestão de Programas de Voluntariado – dia 28 de julho, das 8h às 18h –voluntariado@voluntariado.org.br

– Nutrindo Relações – parceria ABCR-SP – dia 28 de julho, das 19h às 21h 18h –voluntariado@voluntariado.org.br

– Grupo de Estudos Voluntariado Empresarial – www.grupodevoluntariadoempresarial.wordpress.com

– Novos Rumos nos Recursos Humanos – dia 15 de julho, às 8h30 – eventos@institutofilantropia.org.br

– Balcão da Cidadania – visite o espaço no Shopping Penha.

 

 

Centro de Voluntariado de São Paulo – www.voluntariado.org.br

www.facebook.com/centrodevoluntariadodesaopaulo – tel. (11) 3266-5477