Blog
Washington, D.C., 2 de maio de 2014 – O Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, discursou durante a conferência da Fundação para Pesquisa da AIDS, amfAR, em Washington, D.C.. A conferência “Fazendo da AIDS história: da ciência à solução” reuniu líderes de governos e especialistas de pesquisa, políticas e ações estratégicas para dar continuidade ao enorme progresso já feito na resposta ao HIV e desenvolver um roteiro para superar a epidemia da AIDS.
“Um grande progresso já foi atingido até o momento – mas ainda há muito que precisa ser feito”, afirmou Deborah Birx, Embaixadora Especial e Coordenadora das atividades do Governo dos Estados Unidos para combater o HIV/AIDS. “Estamos em um momento crítico, em que a trajetória da epidemia pode ser redefinida.”, completa.
Nesse sentido, Michel Sidibé destacou que a resposta à AIDS serviu como catalisador na transformação do modelo financeiro para o desenvolvimento e para a saúde global. “A resposta à AIDS nos permitiu alterar o paradigma do financiamento do desenvolvimento e, atualmente, estamos contribuindo mais significativamente para auxiliar os países na implementação de investimentos estratégicos que irão maximizar o impacto de cada dólar investido.”, disse o Diretor Executivo do UNAIDS.
Michel Sidibé também chamou atenção para o amplo e crescente apoio dado pelo governo dos Estados Unidos. Segundo ele, “se não tivermos a coragem e liderança para garantir que todos tenham acesso a serviços essenciais – incluindo para as populações-chave de mulheres jovens e adultas, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, pessoas que usam drogas, pessoas em privação de liberdade e migrantes – não será possível superar a epidemia”.
Durante a conferência, o designer e membro do conselho diretor da amfAR, Kenneth Cole, anunciou a iniciativa “Contagem Regressiva para a Cura”, que tem como objetivo arrecadar mais 100 milhões de dólares para pesquisa em busca da cura da AIDS. “Estou envolvido no ativismo contra a AIDS há quase 30 anos e, até então, nunca havia visto tanto otimismo no mundo de pesquisa sobre o assunto. Nós estamos mais próximos do que nunca da cura do HIV, pois muitas descobertas foram feitas nos últimos anos. No entanto é primordial que o compromisso se mantenha, de forma que os objetivos sejam alcançados utilizando os recursos disponíveis para apoiar os esforços necessários para descobrir uma vacina e a cura.”
Outros palestrantes da conferência incluiram: Douglas Brooks, Diretor do Escritório para Políticas Nacionais para AIDS da Casa Branca; Paul Framer, Co-fundador dos Parceiros na Saúde e Diretor do Departamento de Saúde Global e Medicina Social da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard; Anthony Fauci, Diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos; Gabriela Isler, Miss Universo 2013; Jim Kim, Presidente do Banco Mundial e diversos membros do Congresso americano.
Fonte: UNAIDS