Blog
Os Programas Estadual e Municipal DST/Aids de São Paulo iniciaram nessa sexta-feira (13) as atividades de prevenção e testagem anti-HIV na edição paulistana da Fifa Fan Fest, no Vale do Anhangabaú. No primeiro dia da ação 102 pessoas fizeram o teste rápido oral. Neste exame o HIV é detectado pelo fluido oral, sem a necessidade de agulhas. O resultado sai em 20 minutos e tem precisão de 99%.
Técnicos e agentes de prevenção estiveram no local para orientar os torcedores sobre as formas de prevenção às DST e a aids, além de distribuir preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e folhetos informativos.
“Hoje, mais uma vez a população nos mostrou que quando o teste está disponível a resposta é muito boa. Vários turistas estrangeiros fizeram o exame, além dos moradores do centro de São Paulo, que podem ser incluídos entre aqueles com maior exclusão social”, declarou a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Maria Clara Gianna.
“Acredito que todos nós – Unaids, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo o Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids – fizemos um gol contra a doença”, completou.
A ação está programada para acontecer também nos dias 16, 18, 24, 28 de junho e em 4 de julho.
A iniciativa é parte da campanha Proteja o Gol idealizada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids (Unaids) para a conscientização sobre HIV em nível mundial. A partir de uma ideia simples que ilustra o poder da proteção, faz-se uma analogia entre goleiros protegendo o gol e cada pessoa protegendo a si própria. O objetivo da campanha é usar a popularidade e poder de união do esporte para promover a prevenção do HIV, principalmente entre os jovens.
Fonte: Agência Aids