Blog
O Brasil tem muito que o que comemorar quando o assunto é o tratamento e controle do HIV/AIDS. Segundo o relatórios sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), divulgado pelo programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil fica à frente de vários países desenvolvidos que não conseguiram universalizar o tratamento.
Por conta do tratamento eficaz, a cada 100 mil habitantes, apenas 20 são identificados com o vírus. Além disso, a taxa de mortalidade pelo vírus diminuiu. Esses números tornam o País uma referência mundial no combate a epidemia, que é um dos ODM, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com validade até 2015.
Por conta do prazo proposto pela ONU, o Ministério da Saúde adotou um novo protocolo de tratamento para os infectados com HIV, com o objetivo de estimular o uso da terapia antirretroviral no contexto das intervenções de prevenção combinadas. Atualmente 420 mil pessoas diagnosticadas com o vírus estão em tratamento com antirretrovirais.
Fonte: Presidência da República (Blog do Planalto)