Blog
Walther Mothes, Ph.D. em microbiologia e especialista no assunto, recentemente postou um vídeo no Youtube no qual mostra o vírus causador da Aids se mexendo em um corpo vivo que, neste caso, era de um rato anestesiado. Na descrição do vídeo, o cientista explica sobre o alastramento do vírus pelo corpo.
O estudo que foi realizado por pesquisadores da Universidade de Yale (EUA) busca detectar o comportamento do vírus, sugerindo que possíveis alvos moleculares podem reduzir ou aumentar a presença do vírus. Além disso, o levantamento prevê futuras movimentações, como os próximos passos da infecção.
O vírus se espalha pelo corpo por meio de uma proteína chamada CD169 e os pontos verdes no vídeo são pequenos vírus reunidos nas adjacências dos macrófagos. Os pontos vermelhos, por sua vez, representam um tipo específico de célula B, enquanto a cor azul dá lugar ao tecido chamado “linfonoso”.
O HIV é conhecido por ser um vírus retroativo, o que significa que não alcança somente as células, mas sim todo o seu genoma. A infecção, uma vez identificada, indica que já é tarde demais. Sem uma tecnologia avançada para “dividir” essa informação, o tratamento hoje não seria tão eficiente quanto é e essa filmagem do Dr. Walther não poderia ser realizada.
https://www.youtube.com/watch?v=AljBnQqywBc
Fonte: Portal Rede TV!