Blog
“Usuários soropositivos alegam ter perdido o direito a gratuidade nos trens e metrôs de São Paulo”
Portadores de HIV que moram em São Paulo estão em luta travada com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos há cerca de cinco meses. Eles cobram a volta da gratuidade de transporte em trens e metrôs da capital para usuários soropositivos.
Sandro Eduardo Vichi, de 41 anos, adquiriu o Bilhete Único Especial em 2013, quando descobriu que tinha HIV. Segundo ele, o cartão é o mesmo fornecido a pessoas com deficiência e garante transporte totalmente gratuito em ônibus municipais, trens e metrôs e deve ser renovado anualmente com apresentação do laudo médico autorizado.
O funcionário público mora na região central de São Paulo e faz tratamento mensal no Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/AIDS-SP, na Vila Mariana. Ele usava o bilhete para se locomover de metrô até o local, no entanto, o benefício foi tirado de Vichi sem nenhum aviso prévio. “Em outubro de 2014 eu pedi a renovação do cartão e ele veio com gratuidade apenas para ônibus, sem nenhuma justificativa. Fui pego de surpresa”, disse.
Fonte: Diário de São Paulo