Blog
O autoteste de HIV é um modo de diagnóstico que vem crescendo no Brasil. Esse modelo chegou para tornar o processo mais frequente e para ser feito onde a pessoa desejar.
Ele consiste na ação de o próprio indivíduo tirar sua amostra de sangue ou saliva e utilizá-la na testagem.
Vantagens do autoteste e como ele funciona
Esse teste é indicado para quem não dispõe de tempo ou sente-se tímido para ir ao consultório, posto médico ou centro de testagem.
Esse tipo de exame pode apresentar dois tipos de resultados: reagente ou não reagente. Caso o resultado seja reagente significa que existem anticorpos contra o HIV no corpo.
Então, o ideal é procurar uma unidade médica, o mais rápido possível, para refazer o exame. E, se necessário, começar o tratamento. Lembrando que quanto mais cedo o tratamento for iniciado: melhor! Assim, a pessoa e evitará o surgimento de quadros de Aids e poderá seguir com as suas atividades normais.
No caso do resultado não reagente, significa que não existem anticorpos contra o HIV no corpo da pessoa. Mas, caso a dúvida persista, é possível refazer o teste e procurar um médico.
Onde encontrar?
O autoteste pode ser encontrado em farmácias, mas já existem diversas prefeituras que estão disponibilizando os testes em seus postos para quem deseja levar para casa.
O PCA sempre pontua a importância do cuidado contínuo e um estilo de vida saudável e com proteção, então, use camisinha, seja masculina ou feminina, e se necessário faça o uso como a PrEP ou a PEP.