Blog

bola

A importância da leitura: confira as ações de incentivo do PCA

A importância da leitura: confira as ações de incentivo do PCA

Com o avanço da tecnologia, a leitura tem sido deixada um pouco de lado, principalmente para o público infantil.

Mas isso não deve acontecer. A leitura traz diversos benefícios aos leitores, e quando estimulada desde a infância, contribui para o desenvolvimento da memória, concentração, compreensão e raciocínio. Além disso, estimula a linguagem oral e amplia a capacidade criativa.

Os benefícios se estendem aos vínculos afetivos, quando a leitura é compartilhada, e para as habilidades socioemocionais, já que por meio da leitura é possível que as crianças comecem a compreender seus sentimentos.

O papel da família no incentivo à leitura

Ao contrário do que muitos pensam, estimular a leitura não é uma tarefa para ser realizada somente em ambientes escolares. Essa prática deve seguir também para o ambiente doméstico.

O papel da escola é incentivar leituras pedagógicas para o desenvolvimento intelectual das crianças. O papel dos pais ou responsáveis é promover uma leitura mais emocional para incentivar o desenvolvimento emocional e criativo.

É possível incentivar de maneira simples, com leituras fáceis de encontrar, como gibis, revistas infantis e livros disponíveis em bibliotecas públicas. O importante é que a criança tenha fácil acesso aos livros para pegar gosto pela leitura. Por isso, o PCA promove ações para contribuir com esse incentivo.

Ações do PCA de incentivo à leitura

Aqui no PCA nós recebemos diversas doações de livros e repassamos esses materiais às famílias assistidas. Em nossas sacolinhas, seja nas mensais, de dia das crianças ou Natal, dentre outras datas, sempre colocamos algum livro de acordo com a faixa de idade.

Também promovemos a troca desses livros, ou seja, após uma criança terminar uma leitura ela pode trocar esse livro com as outras crianças assistidas pela ONG.

Além disso, recentemente criamos em nosso espaço físico um local especial onde as crianças podem escolher qual leitura querem fazer no momento da retirada das doações mensais. Tudo isso para contribuir com o desenvolvimento das crianças, adolescentes e famílias.

Como doar?

Se você possui algum livro em casa que esteja em boas condições, entre em contato conosco e agende a entrega.

Se preferir, aceitamos também doações financeiras que promovam a compra dos itens que necessitamos, incluindo novos livros.

Junte-se a essa corrente do bem!