Blog
O mês de Dezembro é marcado pela campanha Dezembro Vermelho, que visa conscientizar a população sobre o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).
O Dia Mundial de Combate à AIDS, internacionalmente definido como o dia 1° de dezembro, tem como objetivo promover a conscientização a respeito desta doença, bem como ao diagnóstico, tratamento e prevenção.
A Campanha
Durante o mês de dezembro, a campanha visa promover:
– A prevenção da AIDS e IST;
– Assistência a pessoas infectadas;
– Garantia de direitos humanos de pessoas infectadas.
Para se prevenir do HIV e de outras IST o uso de preservativos em relações sexuais é o método mais eficaz. Além disso, algumas IST já possuem vacinas que previnem a contaminação.
A AIDS é uma doença que ainda não tem cura, portanto a assistência aos pacientes infectados deve ser prestada ao longo de toda a vida, seja com acompanhamento médico, com medicamentos e mudanças de hábitos para um enfrentamento mais consciente da doença.
A garantia dos direitos humanos às pessoas infectadas é necessária junto à sociedade, para que as pessoas entendam os meios de contaminação do HIV evitando assim preconceitos.
A campanha, constituída por um conjunto de mobilizações, deve promover:
– A iluminação de prédios públicos com luzes vermelhas
– Promoção de palestras educativas
– Divulgação da campanha nas mídias sociais
– Realização de eventos
Transmissão HIV/AIDS
A transmissão do HIV ocorre por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou transmissão vertical de mãe para filho, ou seja, quando a mãe transmite para seu filho durante o período de gestação, no parto ou no aleitamento materno.
Mesmo com o avanço tecnológico e científico, os casos de transmissão vertical de HIV ainda acontecem com frequência. Aproximadamente 1,7 milhão de crianças têm infecção por HIV. Todos os anos, aproximadamente 160 mil crianças são infectadas e cerca de 100 mil crianças morrem.
Diagnóstico e tratamento HIV/AIDS
O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral. Quando diagnosticadas com AIDS as pessoas devem iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais imediatamente, a fim de ajudar o seu sistema imunológico.
Os medicamentos que compõem o coquetel (medicamentos antirretrovirais) tem como função impedir que o vírus se replique dentro das células.
Uma pessoa que convive com o HIV e faz o uso correto das medicações antirretrovirais tem a possibilidade de controlar a doença. Após seis meses de tratamento, o resultado do exame de carga viral pode vir com o resultado “indetectável”, isto é, não se detectou o vírus naquela amostra de sangue. Estudos comprovam que uma pessoa com seu exame indetectável não transmite o HIV, apesar de ainda conviver com a doença.
Fique de olho em nosso site e nossas redes sociais, durante este mês traremos textos e postagens explicativas sobre o HIV e a IST.
Compartilhe esse texto, juntos podemos conscientizar a população e diminuir a contaminação por essas doenças.
Precisa de ajuda? Entre em contato conosco