Blog

bola

Cerca de 800 milhões de preservativos serão distribuídos pelo Governo até o final do ano

Cerca de 800 milhões de preservativos serão distribuídos pelo Governo até o final do ano

Para o carnaval deste ano, o Ministério da Saúde distribuiu aos estados e municípios cerca de 73 milhões de camisinhas. Segundo informações do Ministério da Saúde, ao todo, até o final do ano, o governo pretende distribuir, em todo o país, mais 700 milhões de preservativos.

Este ano a campanha tem como tema “A Vida É Melhor sem Aids. Proteja-se: Use Sempre A Camisinha.” e, com ela, o governo pretende chamar a atenção para o risco da falta do preservativo na hora da relação sexual.

Embora seja considerado que a doença está sob controle no país, pesquisas do Ministério da Saúde indicam redução no uso da camisinha em todas as faixas etárias, de 58% para 49% nas relações com parceiros casuais.

“Mudar de tom é uma estratégia do governo para reverter a queda no uso da camisinha, principalmente no carnaval, período em que ocorrem muitas relações casuais”, alertou o ministro Alexandre Padilha.

No Brasil, foram identificados 38,7 mil novos casos novos em 2011, com taxa de incidência de 20,2 por 100 mil habitantes. No mesmo ano, também ocorreram 12.044 mortes no país.

A ação “Fique Sabendo”, que revela através de testes rápidos a presença do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, funciona o ano inteiro em ambulatórios, unidades básicas de saúde e centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Nas unidades móveis, o serviço é oferecido em locais como praças, feiras e eventos específicos, como o carnaval.

Fonte: Agência Brasil