Blog

bola

Certificações dos Municípios na Eliminação da Transmissão Vertical do HIV: Avanço Notável

Certificações dos Municípios na Eliminação da Transmissão Vertical do HIV: Avanço Notável

O compromisso em eliminar a transmissão vertical do HIV ganha destaque com o recente aumento de 70% no número de municípios reconhecidos pelo Ministério da Saúde. Vamos explorar este avanço e suas implicações.

Aumento Expressivo em Reconhecimentos

De 43 municípios certificados em 2022, o número saltou para 73 em 2023, revelando um crescimento significativo na adoção de práticas eficazes para evitar a transmissão vertical do HIV.

Certificados e Selos de Boas Práticas

O Ministério da Saúde entregou certificados e selos a quatro estados e 73 municípios, reconhecendo o esforço na eliminação da transmissão vertical do HIV. Estados como São Paulo e Paraná alcançaram este feito notável.

Diversidade nas Certificações

Dos 73 municípios certificados em 2023, 45 receberam certificações específicas para o HIV. Um total de 90 municípios e quatro estados buscaram a certificação, evidenciando uma crescente conscientização e comprometimento.

Municípios e Suas Certificações:

Eliminação do HIV: Apucarana, Colombo, Almirante Tamandaré e Foz do Iguaçu (PR); Itatiba, Birigui, Jundiaí, Catanduva, Guaratinguetá, Rio Claro, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo (SP); Petrópolis e Barra Mansa (RJ); Uberlândia e Sete Lagoas (MG); Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Erechim (RS).

Eliminação do HIV e Selo Ouro Sífilis: Ji-Paraná (RO); Leme, Mairiporã e Bragança Paulista (SP).

Eliminação do HIV e Selo Prata Sífilis: Ariquemes (RO); Assis, Paulínia, Botucatu, Caraguatatuba e Pindamonhangaba (SP); Ituiutaba e Poços de Caldas (MG); Curitiba (PR); Vitória da Conquista (BA).

Eliminação do HIV e Selo Bronze Sífilis: Indaiatuba e São Paulo (SP); Patos de Minas (MG).

Selo Prata HIV e Selo Prata Sífilis: Arapongas (PR); Jequié (BA); Muriaé e Pouso Alegre (MG).

Selo Prata HIV e Selo Bronze Sífilis: Arahuai (MG); Barreiras (BA); Belo Horizonte (MG).

Selo Prata HIV: Aracaju e Lagarto (SE); Araxá, Betim e Ibirité (MG); Atibaia, Marília, Caieiras, Piracicaba, Itanhaém, São Carlos, Ribeirão Pires e São Caetano do Sul (SP); Lages e Tubarão (SC); Cascavel e São José dos Pinhais (PR); Mossoró e Parnamirim (RN); Santo Antônio de Jesus e Porto Seguro (BA); Campo Grande (MS); Juazeiro do Norte (CE); Rondonópolis (MT); Trindade (GO).

Selo Prata Sífilis: Iguatu (CE).

Selo Bronze Sífilis: Castanhal (PA) e Santo André (SP).