Blog

bola

Concurso premia vídeos ou imagens fotográficas com o vírus HIV

Concurso premia vídeos ou imagens fotográficas com o vírus HIV

 O portal dos profissionais em computação gráfica, CGSociety, recentemente realizou um concoruso, em que convidou artistas para criar renderizações do vírus HIV no sangue.

Em colaboração com a empresa de sofware de design Autodesk, os pesquisadores Graham Johnson e Arthur Olson pediram a profissionais da área que criassem vídeos ou imagens fotográficas do vírus. Os designers receberam um modelo do HIV no sangue, além do auxílio de um poderoso aplicativo chamado de Autopack para a criação das imagens de computador. O desafio? Mostrar o vírus de uma maneira que os seres humanos possam realmente se identificar com ele, seja de forma emocional, intelectual, política, etc.

O projeto super colorido do designer ucraniano Alexey Kashpersky venceu a competição. Kashpersky conta que a imagem foi primeiro desenhada com a mão e depois transferida para o Autopack. A ferramenta conhecida como Z-brush a tornou tridimensional.

O artista relata que, durante algum tempo, percebeu que tinha de alguma maneira alterado a forma inicial “correta” do HIV. “No sentido de exagero artístico, eu não queria apenas criar um modelo, mas expressar na forma do vírus a profundidade do problema”, diz o ucraniano. “Conscientemente preferi fazer um exagero artístico, mas sabendo que o meu trabalho poderia causar uma reação polêmica dos juízes. Afinal, eles sabem como o vírus realmente parece”. A extravagância artística, contudo, parece não ter incomodado os avaliadores, que escolheram este projeto como o vencedor.

Fonte: Agência Aids