Blog

bola

Dia Nacional de Doação de Leite Humano – a importância deste gesto

Dia Nacional de Doação de Leite Humano – a importância deste gesto

Em 19 de maio é lembrado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, e nessa data tão importante é essencial falar sobre Transmissão Vertical, que pode acontecer também pelo aleitamento materno.

A transmissão vertical pode acontecer em qualquer fase do aleitamento materno, no começo, no meio ou no fim, e em aleitamentos que são de curta ou de longa duração. Mulheres com HIV recebem a orientação médica de que a amamentação pode acabar infectando o bebê e algumas ainda optam por amamentar a criança, e outro caso bem comum é o de mulheres que são infectadas durante o período em que estão amamentando, momento em que não são testadas e, assim, transmitem o vírus para seus filhos.

Os bebês cujas mães vivem com HIV, têm direito à fórmula láctea distribuída pelo SUS (Sistema Único de Saúde) até os 6 meses de vida. No município de São Paulo, o leite é fornecido gratuitamente até a idade de dois anos.

O leite materno doado por mães que não carregam o vírus do HIV pode ser destinado para mães vivendo com HIV/aids, porém, a demanda para prematuros é tão grande que dificilmente o leite doado segue um outro destino a não ser a UTI neonatal.