Blog

bola

Estação Prevenção em São Paulo: nova iniciativa para o acesso à prevenção do HIV

Estação Prevenção em São Paulo: nova iniciativa para o acesso à prevenção do HIV

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Metrô, inaugurou em junho uma iniciativa pioneira no âmbito da saúde pública: a Estação Prevenção – Jorge Beloqui. Localizada na estação República, a Estação Prevenção visa facilitar o acesso da população às estratégias de prevenção ao HIV e ampliar os serviços de atendimento em horários alternativos ao período comercial.

A nova unidade de prevenção ao HIV, demonstra um avanço significativo na abordagem de prevenção e cuidados em relação ao vírus da imunodeficiência humana (HIV) e à Aids. A parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Metrô proporcionou a instalação dessa unidade inovadora na estação República, com fácil acesso após as catracas de entrada.

Ampliando o Acesso ao Sistema de Saúde

Um dos principais objetivos da Estação Prevenção é democratizar o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e às estratégias gratuitas de prevenção ao HIV. A unidade está aberta de terça a sábado, das 17h às 23h.

Serviços oferecidos na Estação Prevenção

A Estação Prevenção oferece uma variedade de serviços essenciais para a prevenção e tratamento do HIV. A unidade conta com três consultórios que oferecem orientações e início das profilaxias pré ou pós-exposição ao vírus, além de uma sala de coleta para testagem rápida de HIV. Os profissionais de saúde também estão prontos para fornecer medicamentos e terapias antirretrovirais aos pacientes que já tiverem a prescrição ou para a primeira terapia antirretroviral (Tarv) aos usuários que testarem positivo para HIV.

Além dos serviços já mencionados, a Estação Prevenção disponibiliza insumos de prevenção gratuitos, como camisinhas externas e internas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV. Essa abordagem abrangente visa fornecer às pessoas as ferramentas necessárias para se protegerem contra o HIV, de forma acessível e conveniente.

SPrEP: prevenção on-line e acessível

Juntamente com a inauguração da Estação Prevenção, a cidade de São Paulo apresenta o SPrEP (PrEP e PEP online), uma solução inovadora para acesso à PrEP e PEP através de teleconsulta. O serviço digital, acessível por meio do aplicativo e-saúdeSP, oferece consultas médicas diárias das 18h às 22h, incluindo feriados. Isso permite que os residentes da cidade de São Paulo obtenham prescrições online e retirem medicamentos no mesmo dia do atendimento.

O canal SPrEP oferece uma opção ágil para indivíduos que se expuseram ao risco de infecção pelo HIV. Com essa iniciativa, é possível expandir o acesso à prevenção, ao cuidado e ao tratamento do HIV, ao mesmo tempo em que inova por meio da integração da tecnologia e da prestação de serviços de saúde.