Blog
O governo do Distrito Federal vai distribuir 1,57 milhão de camisinhas durante o carnaval deste ano. Segundo a Secretaria de Saúde, com a chegada de 300 mil novos preservativos, houve incremento em 30% do estoque do produto. A ideia é distribuir em bloquinhos e deixar disponível em unidades de saúde.
“É plenamente possível se divertir no carnaval sem descuidar da saúde, por isso enfatizamos a importância de cada pessoa ter e usar o preservativo nas relações sexuais”, afirmou o médico Sérgio d’Ávila, da Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis.
O Ministério da Saúde estima que 827 mil pessoas vivam com HIV/Aids no Brasil. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, foram notificados 3.010 casos da doença entre 2010 e 2015 no DF. No mesmo período, foram registradas 715 mortes pela doença.
Para diagnosticar a Aids, é feito o teste HIV que busca anticorpos contra o vírus no sangue do paciente. Se detectado, os médicos pedem outro teste para confirmar a doença. Mas há também o teste rápido, que permite detectar os anticorpos do HIV e da hepatite em até 30 minutos.
Esses testes são feitos geralmente em pessoas que moram em locais de difícil acesso, grávidas que não fizeram o acompanhamento pré-natal, situações de acidentes de trabalho, entre outras. Mas, assim como o teste HIV, também precisa de um teste adicional confirmatório.
Fonte: Portal G1