Blog
Nos últimos cinco anos o Programa Estadual DST/Aids registrou o crescimento de 20% de pessoas infectadas pelo vírus HIV. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, na terça-feira, 16 de julho.
“Informação ainda é a melhor aliada no combate a doença que nos últimos cinco anos infectou 1432 pessoas em Sergipe, sendo 935 homens e 497 mulheres, o que representa um aumento de quase 20% no número de casos”, explica o gerente de Programa Estadual DST/Aids de Sergipe, Almir Santana.
De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, os órgãos de saúde mantém a estratégia de ação distribuindo camisinhas gratuitamente em postos de saúde, empresas e feiras, além de em 40 municípios sergipanos realizam o exame que detecta o vírus HIV.
Os dados do Programa Estadual DST/Aids apontam que os homens ainda são os mais atingidos pelo vírus, mas o número de mulheres também cresceu. A faixa etária mais atingida é entre 30 e 40 anos.
Para especialistas o que mais preocupa é que além da rejeição ao preservativo as pessoas estão banalizando a aids.
“A população não está dando a devida importância à prevenção. Comparando com o início da epidemia que houve aquele impacto e medo, hoje o temor diminuiu, mas a prevenção também está diminuindo”, observa Almir Santana.
Mudança
De acordo Almir a mudança de atitude da população é fundamental para a redução no número de casos. “Agora os agentes de saúde também vão ajudar no trabalho de prevenção. Durante as visitas eles vão levar a informação e conversar principalmente com as mulheres casadas que acham que não serão atingidas”, adianta Almir.
Fonte: Agência Aids