Blog

bola

Organizações católicas irão reforçar importância do diagnóstico precoce do HIV durante vinda do Papa ao Brasil

Organizações católicas irão reforçar importância do diagnóstico precoce do HIV durante vinda do Papa ao Brasil

 Pela primeira vez no Brasil como Papa, o argentino Jorge Mário Berboglio, o Papa Francisco, chega ao País na próxima semana para a 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho. Durante o evento que reunirá cerca de 2 milhões de jovens de todo o mundo estão previstas ações de conscientização sobre o diagnostico precoce do HIV.

Ana Carolina Barbosa de Sousa, coordenadora da regional leste da Pastoral da Aids do Rio de Janeiro, explica que a preocupação da entidade é a incidência de novos casos entre a população jovem, público alvo do evento religioso. Por isso, a pastoral vai realizar uma atividade na abertura da Jornada, que pretende incentivar a testagem e o diagnóstico precoce do vírus causador da aids. A ação contará com agentes de diversas dioceses, que distribuirão panfletos sobre o tema.

“A ideia é fazer com que todos saibam da importância do diagnóstico precoce, mas é uma preocupação a mais com os jovens. É importante conscientizar, fazer o jovem se cuidar, se respeitar e respeitar o outro. Existem outros modos de prevenção, mas entendemos que incentivar o teste já é uma maneira de mostrar que todos são vulneráveis e podem contrair o vírus HIV”, diz Ana Carolina.

Já o Centro Franciscano de Luta Contra a Aids (Cefran) vai realizar atividades em São Paulo na semana que antecede a Jornada. A instituição receberá seis jovens franceses, que passarão a semana no local.

Na quarta-feira e quinta, 17 e 18 de julho, eles participarão de oficinas para discutir a doença e na sexta-feira, 19 de julho, estarão na estação Brás do metrô para abordar a população e entregar materias informativos sobre a aids. Os jovens franceses chegam ao Brasil em parceria com o Colégio Anchietano, segundo informa Irmã Fátima, do Cefran.

Jornada Mundial da Juventude

O evento católico que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. O lema da edição carioca é “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Segundo o site oficial da Jornada, o encontro tem como objetivo principal “dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo”.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do Papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano.

Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

Nana Soares

Fonte: Agência Aids