Blog

bola

Prevenção e combate ao HIV: Ações nas UBS

Prevenção e combate ao HIV: Ações nas UBS

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) possuem diversas ferramentas para promover a prevenção e o combate ao HIV e outras ISTs.

Ao longo do ano, diversas UBS promovem ações de conscientização por meio de informativos, cartazes, cartilhas e outros materiais que são disponibilizados à população, para conscientizar e informar o maior número de pessoas, mas não é só isso.

As Unidades Básicas, além de fazer esse trabalho de levar informações sobre as doenças, fazem o acolhimento e disponibilizam meios para prevenir e ajudar no combate às diversas patologias, inclusive Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

As equipes da Atenção Básica podem desempenhar papel decisivo no cuidado integral às pessoas que convivem ou que tiveram contato com o vírus HIV, pois possuem mais proximidade, contato e vínculo com pessoas do território que atendem.

Quais os serviços oferecidos pelas UBS para o HIV?

O primeiro deles é o acolhimento. O acolhimento permite que as equipes de saúde sanem as principais dúvidas dos pacientes, possibilita a criação de um vínculo de confiança, estimula o comparecimento a unidade da pessoa que convive ou que teve contato com o vírus, possibilita a continuidade de um tratamento adequado, etc.

Além disso, as UBSs disponibilizam nas suas unidades preservativos femininos e masculinos, géis lubrificantes compatíveis com os preservativos a fim de não danificá-los na relação sexual, entre outros.

É disponibilizado também, autotestes, para que a pessoa que teve contato com o vírus ou que acredita que tenha a possibilidade de estar infectada possa realizar o teste onde quiser, até mesmo na sua própria casa, para ter mais privacidade e assim procurar a orientação necessária.

Medicamentos de prevenção e combate ao HIV

Existem medicamentos para diferentes situações, que são disponibilizados também pelas Unidades Básicas de Saúde:

A Profilaxia para Exposição de Risco e Infecção pelo HIV (PrEP), que consiste no uso diário de antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, como forma de prevenir e reduzir os riscos de infecção.

Mas, vale ressaltar que, embora seja eficaz contra HIV, a PrEP não previne contra outras infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e, por isso, as demais formas de prevenção não devem ser abandonadas.

A Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), uma medida de urgência que deve ser administrada em casos em que a pessoa é acidentalmente exposta ao vírus do HIV e outras IST’s – como em casos de violência sexual, relação desprotegida ou em que o preservativo se rompe ou se perde e em acidentes com instrumentos cortantes e/ou contato com material biológico.

Medicamentos Antirretrovirais, aliados a outros medicamentos destinados a combater as coinfecções, que são utilizados quando o indivíduo já convive com o HIV. Eles agem inibindo a multiplicação do HIV, que é o retrovírus causador da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), no organismo, evitando então enfraquecimento do sistema imunológico da pessoa infectada.

Busque orientação e ajuda!

As UBS estão aí para o uso da população, todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Se tiver alguma dúvida, está passando por algum problema de saúde, acha que pode ter sido infectado, procure a unidade responsável pela sua região o quanto antes. O diagnóstico precoce pode salvar sua vida!

Caso precise de orientação, fique a vontade para procurar o PCA, nós possuímos voluntários especialistas que irão te orientar da melhor forma possível. Estamos juntos nessa luta.

Para saber mais, continue acompanhando o nosso site e redes sociais!

Fontes e créditos:
Foto ilustrativa: SMS São Paulo/SP