Blog

bola

Prevenção no Carnaval: Curta a folia com segurança!

Prevenção no Carnaval: Curta a folia com segurança!

A época mais festiva do ano está chegando. O Carnaval traz muita festa, alegria, e dias de folia. Mas, em meio a toda essa celebração, é preciso estar atento à prevenção ao HIV.

Seja por meio de relações sexuais, acidentes com materias cortantes, ou outros meios de infecção, é fundamental tomar os cuidados necessários para evitar a infecção.

Entre esses cuidados estão: utilizar preservativos em todas as relações sexuais; se possível e indicado pelo seu médico, fazer a prevenção combinada com o PrEP; e se houver necessidade, ir até um posto de saúde solicitar a PEP, medicamento de emergência que auxilia no pós contato com o vírus.

Campanhas do Ministério da Saúde

Todos os anos o Ministério da Saúde lança campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção das ISTs no Carnaval.

Entre as ações estão a distribuição de materiais educativos, distribuição de preservativos femininos e masculinos, orientação sobre a PrEP e PEP, além da possibilidade de auto testes retirados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A campanha que promete ser reforçada no Carnaval, foi iniciada ainda em dezembro, no Dia Mundial da Luta contra a AIDS, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do HIV/aids – principalmente entre os jovens de 15 a 24 anos, população mais afetada segundo o Boletim Epidemiológico de HIV/Aids 2022.

De acordo com a estimativa do Ministério da Saúde, só no ano de 2021 foram detectados cerca de 40 mil novos casos de HIV e aproximadamente 35 mil casos de AIDS, um número bastante significativo e preocupante.

Para o Carnaval, diversos estados do país lançam as próprias campanhas para incentivar a prevenção de ISTs, como é o caso da Secretaria de Saúde do Ceará, que neste 2023 falará sobre a prevenção de doenças e gravidez não planejada.

Previna-se!

Utilize preservativos em todas as relações sexuais; cuidado com materias cortantes ou perfurocortantes; atenção ao uso excessivo de alcool; ande sempre acompanhado; faça o teste rápido antes e depois da folia e, sobretudo, busque orientação médica, a informação e diagnóstico precoce podem salvar a sua vida!

Cuide-se!
Um Carnaval seguro e saudável é bem mais divertido!