Blog

bola

Profissionais da saúde defendem a vacinação infantil contra Covid-19

Profissionais da saúde defendem a vacinação infantil contra Covid-19

 

O Ministério da Saúde incluiu as crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. A vacinação infantil contra o vírus começou no último dia 14 de janeiro, com a vacina da Pfizer e, agora, com a CoronaVac em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

Inicialmente, são vacinadas as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. Crianças desta faixa etária que vivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) já podem receber a imunização..

A importância da Vacinação

A Dra. Daniela Vinhas, pediatra e infectopediatra, nos explicou sobre a importância da vacina. “A vacina que está sendo aplicada é a da Pfizer, formulação pediátrica, e é uma vacina extremamente segura e eficaz. Para casos graves de infecção da Covid-19 a eficácia da vacina é de quase 100%.”

Segundo dados do Instituto Butantan, desde o início da pandemia, o Brasil já registrou 301 óbitos de crianças de 5 a 11 anos causados pela Covid-19. Além do número de óbitos, a carga da doença para crianças desta faixa etária é alta. “Até dezembro de 2021 tivemos cerca de 34 mil crianças e adolescentes hospitalizados com 2.500 óbitos. Esses números são muito expressivos e reforçam ainda mais a necessidade da vacinação”, afirma a médica.

Clique aqui e confira no site do governo paulista o calendário de vacinação para as crianças.

Efeitos Colaterais

A vacina contra o coronavírus apresenta alguns efeitos colaterais, como: febre, fadiga, dor no corpo e no braço, mas que podem ser facilmente contornados, segundo a especialista.

Além desses efeitos colaterais, discute-se sobre os casos de miocardite. “Os casos de miocardite ocorreram com oito das 7 milhões de doses aplicadas nos Estados Unidos, sendo um efeito colateral muito raro. As oito crianças foram tratadas e evoluíram bem e não ficaram com nenhuma sequela da doença.”

Quanto tempo depois da infecção por Covid-19 posso vacinar meu filho?

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), crianças que estão com Covid-19 devem ser vacinadas após um período mínimo de 30 dias do início dos sintomas ou da testagem positiva para a doença.

Vacina para crianças que vivem com HIV

A vacina recomendada para crianças com HIV é da fabricante Pfizer, segundo a Dra. Daniela. O calendário considera duas doses de 0,2 ml da formulação pediátrica. Além disso, o HIV é uma das comorbidades que prioriza a vacinação de crianças.

Fórmula pediátrica

Para que não fique nenhuma dúvida na aplicação do imunizante em crianças, a versão pediátrica da Pfizer tem um frasco na cor laranja, diferente da formulação adulta. A concentração e o volume da dose é menor para crianças, sendo aplicado em cada uma 0,2 ml.

A vacina CoronaVac não tem formulação pediátrica, sendo aplicado nas crianças a mesma dose dada aos adultos.

Caso a criança tenha começado a vacinação com a formulação pediátrica, ela deve receber a segunda dose da mesma fabricante, com a mesma formulação.

Segundo o Ministério da Saúde, o intervalo entre a vacina contra Covid-19 e outros imunizantes deve ser de 14 dias. O intervalo entre as doses para a vacina da Pfizer é de oito semanas, já para a vacina da CoronaVac é de 28 dias.

As crianças terão que tomar dose de reforço?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não há estudos suficientes que comprovem a necessidade da aplicação da dose de reforço para crianças. Após a aplicação das duas doses, as crianças serão monitoradas e será estudado a necessidade de uma dose adicional.

A vacinação infantil, segundo recomendações médicas, é importante e necessária. Vacine seus filhos, para que juntos possamos combater a Covid-19!

Mantenha-se informado! Confira outros informativos sobre a saúde das crianças: https://www.pca.org.br/