Blog

bola

Saiba como melhorar a imunidade das crianças

Saiba como melhorar a imunidade das crianças

Em Março de 2020, o surto de Covid-19 passou a ser considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, além da pandemia, o Brasil enfrenta uma epidemia do vírus Influenza A. Em momentos delicados na saúde, devemos redobrar a atenção com a imunidade das crianças.

Imunidade das crianças

O sistema imunológico é o responsável por combater invasores e disseminar vírus e bactérias. Formado por um conjunto de órgãos, tecidos e células, o sistema imunológico protege nosso corpo contra infecções.

O sistema imunológico começa a ser desenvolvido ainda na gestação, mas só estará completo na adolescência. E por conta disso, é comum que bebês e crianças fiquem doentes mais vezes do que adolescentes e adultos.

O feto recebe anticorpos da mãe via placenta, enfatizando ainda mais a necessidade da vacinação durante a gestação e o cuidado.

Como aumentar a imunidade das crianças

A amamentação é importante para o fortalecimento do sistema imunológico dos recém nascidos, pois por meio do leite materno o bebê recebe anticorpos. Além disso, ao amamentar, os microrganismos da pele da mãe entram pela boca do bebê favorecendo a colonização do microbioma do intestino do bebê. Recomenda-se que mães com HIV não amamentem, dado o risco de transmissão do vírus ao bebe, por meio do leite. Para esses pequenos, bancos de leite são opções de acesso ao aleitamento e nutrição de qualidade.

Alguns alimentos naturais são ricos em vitaminas fortalecendo ainda mais o sistema imunológica, conheça alguns desses alimentos:

1 – Carnes brancas e vermelhas – são ótimas fontes de proteínas importantes para manter o corpo com energia.

2 – Leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha e soja) – são ótimas fontes de proteínas e zinco.

3 – Iogurtes e laticínios – são ricos em vitaminas A, C, D, complexo B, cálcio e probióticos. Além disso, esses alimentos melhoram a saúde gastrointestinal.

4 – Frutas – além de ser uma opção saudável, as frutas são ricas em diversos tipos de vitaminas. Bons exemplos são laranjas e morangos, ricos em vitamina A, B e C.

5 – Vegetais – são ótimas fontes de nutrientes e vitamina A, C e E, cálcio e ferro.

6 – Ovo – é considerado um dos alimentos mais ricos em nutrientes e vitamina A e D.

Sabemos que nem sempre é fácil introduzir frutas e legumes na alimentação de crianças, por isso o recomendado por especialistas é que esses alimentos sejam introduzidos desde cedo.

Cuidar da imunidade das crianças é muito importante, se mantenha sempre informado. Confira outros conteúdos informativos para manter a saúde do seu filho sempre em dia: https://www.pca.org.br/