Blog

bola

Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância

Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância

O mês de outubro é marcado por diversas ações voltadas ao público infantil, uma delas é a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância, que acontece de 12 a 18 de outubro.

Essa semana foi instituída pela Lei nº 11.523/2007 com o intuito de conscientizar a população sobre a importância do período de 0 a 6 anos na formação de um cidadão voltado para a convivência social e a cultura da paz.

O que é primeira infância?

A chamada “primeira infância” é a fase que vai desde a concepção até os 6 anos de idade de uma criança, é neste período que o nosso cérebro passa por grandes transformações, formando diversas conexões neurais, onde são levados em consideração fatores genéticos e ambientais para o desenvolvimento.

Sendo assim, podemos dizer que as experiências vivenciadas durante a primeira infância determinam nossa estrutura neural, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades físicas, cognitivas e socioemocionais que garantem a saúde física e mental dos seres humanos durante toda a vida.

Consequentemente, devemos estar atentos ao ambiente que as crianças estão inseridas para garantir que sua formação ocorra da melhor maneira possível.

Violência na primeira infância

Como citado acima, é na infância que boa parte do nosso sistema neural é moldado, e estudos apontam que as consequências de expor uma criança a um ambiente de violência, negligência e abuso, são gravíssimas para sua formação.

Mas muito se engana quem acha que a violência é só física. A violência pode ser classificada em quatro tipos: física, emocional/psicológico/verbal, sexual e econômica.

A física é quando há algum tipo de “punição corporal”; a emocional/psicológico/verbal é quando a criança é exposta a insultos, jogos psicológicos, ou qualquer tipo de negligência; sexual é o abuso em si e a econômica que vai depender do estado de vulnerabilidade.

Declaração Universal dos Direitos da Criança

A Declaração Universal dos Direitos da Criança, que foi instituída em 1959, a Convenção dos Direitos da Criança, instituída em 1989,e o nosso Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, são contra a violência e a favor da dignidade, do respeito e da proteção social da criança, na Família, na Sociedade e no Estado.

Isso significa que não é tolerado qualquer tipo de violência contra as crianças e adolescentes, em nenhuma circunstância.

O PCA tem a preocupação de orientar pais e familiares sobre a importância de um ambiente familiar e social saudável para o desenvolvimento das crianças. Nosso papel é contribuir para a formação desses pequenos, que são o futuro do nosso mundo.

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/12-a-18-10-semana-nacional-de-prevencao-da-violencia-na-primeira-infancia/