Blog

bola

Setembro Amarelo – Entenda a importância de cuidar da sua saúde mental

Setembro Amarelo – Entenda a importância de cuidar da sua saúde mental

O cuidado com a saúde mental é muito importante, entretanto por diversas vezes ele é negligenciado. Os transtornos psicológicos por serem na maioria das vezes invisíveis, são nossa última preocupação, mas isso não pode acontecer.

Cuidar da saúde mental deve ser uma ação tão presente em nosso cotidiano como o cuidado com o corpo. Ou seja, da mesma maneira que nos preocupamos com o bem-estar físico, devemos nos preocupar com o nosso bem-estar mental.

O que é saúde mental

A saúde mental pode ser definida como uma condição que permite que uma pessoa possa reagir e superar as tensões, exigências, mudanças e desafios da vida.

Mas não se engane, um indivíduo que está bem mentalmente não deixa de sentir emoções como raiva, tristeza, frustração etc. Porém, ele consegue lidar com esses sentimentos de forma saudável.

Cuidar da saúde mental impacta diretamente na qualidade de vida, no comportamento, no raciocínio, nas emoções e na maneira como nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor. Principalmente em situações desconfortáveis.

Quando é o momento de cuidar da saúde mental?

Não existe hora certa, pois a todo momento devemos cuidar da nossa mente. Entretanto, existem alguns sinais que indicam uma urgência de iniciar o cuidado emocional. Confira alguns deles:

– Perda ou excesso de apetite sem motivo aparente;
– Uso descontrolado de cigarros, bebidas ou outras substâncias tóxicas;
– Afastamento social;
– Alterações bruscas de humor que prejudicam a relação com as pessoas ao redor;
– Falta de energia para as tarefas simples do dia a dia;
– Dores no corpo sem razão aparente;
– Insônia ou sonolência em excesso

Dicas de como cuidar da saúde mental

Agora que você já entendeu a importância de cuidar da sua saúde mental, separamos algumas dicas para facilitar esse processo. Confira:

– Pratique atividades físicas que trabalhe seu corpo e sua mente;
– Não abra mão de momentos de lazer;
– Organize seu dia;
– Procure ter boas noites de sono;
– Adquira um hobby;
– Não tenha vergonha de procurar ajuda profissional.

Sobre o Setembro Amarelo

O mês de setembro é marcado pela campanha “Setembro Amarelo”, que tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental e falar sobre a prevenção do suicídio.

A campanha teve início no Brasil em 2015 e durante todo o mês são realizadas diversas ações que promovem a divulgação da causa e sua importância para a saúde pública.

Gostou do conteúdo? Aproveite e acesse o texto no blog que fala sobre o Dia Mundial de Prevenção ao Suícidio e que fala um pouco mais sobre a data e o impacto para quem convive com HIV.