Blog
O início do tratamento com a terapia antirretroviral é um dos momentos mais difíceis do tratamento para a pessoa com HIV. O corpo ainda está se adaptando à medicação, sendo comum o surgimento de alguns efeitos colaterais.
Para o tratamento ocorrer da maneira desejada, é necessário que o paciente siga corretamente os horários e os medicamentos que devem ser tomados. Algumas iniciativas podem ajudar o paciente a controlar o efeito colateral.
As recomendações costumam mesclar atividades físicas com dieta equilibrada, incluindo no cardápio alimentos ricos em vitaminas e minerais.
Vale lembrar, no entanto, que essas recomendações são generalistas. Cada soropositivo deve observar como seu corpo reage à medicação e conversar com seu médico para desenvolver uma dinâmica individualizada.
Confira as recomendações:
1. Beba água
Embora pareça simples, essa dica é de extrema importância. A água ajuda a regular as funções vitais do organismo e a controlar a temperatura corporal.
2. Tenha uma alimentação anti-inflamatória
Uma dieta rica em alimentos como laranja, acerola, alho, chia e atum, é muito importante para controlar a inflamação interna que acontece no organismo.
3. Invista em chás
Às vezes, a alimentação pode pesar e gerar ânsias e vômitos no soropositivo. Nesses casos, pode ser interessante recorrer a bebidas digestivas, como o chá verde.
Muitas atitudes podem ser tomadas para aliviar os efeitos, mas a única pessoa que pode passar as orientações necessárias é o médico. Por isso, sempre o procure quando surgir alguma dúvida.